Equipamentos foram construídos por estudantes no Brasil, Arábia Saudita e Azerbaijão, utilizando tecnologia da edtech brasileira
A Ideia Space, empresa brasileira de tecnologia educacional e espacial (edtech/spacetech), anuncia o lançamento da primeira constelação de satélites educacionais do mundo. O primeiro satélite da rede será lançado nesta terça-feira (11/11), em uma missão operada pela SpaceX com o foguete Falcon 9, a partir da Base de Vandenberg, na Califórnia (EUA).
O diferencial do projeto é a sua metodologia, que envolveu estudantes diretamente na montagem e integração dos equipamentos. Os satélites que formarão a constelação foram construídos por alunos no Brasil, Arábia Saudita e Azerbaijão, que aplicaram a tecnologia desenvolvida pela Ideia Space.
As missões internacionais foram realizadas por meio de parcerias estratégicas com a Azercosmos (Agência Espacial do Azerbaijão) e a SSA (Agência Espacial Saudita). Nesses países, o “Desafio Espacial” da empresa brasileira resultou na construção de três satélites por estudantes locais.
Os equipamentos que entram em órbita carregarão sensores definidos pelos alunos para missões científicas concretas, como monitoramento da umidade do ar, coleta de dados do solo para o agronegócio e medição de dados de clima espacial.
“Este lançamento prova que o talento brasileiro pode ir da sala de aula direto para a órbita. Mais do que ensinar sobre o espaço, estamos permitindo que os alunos o vivenciem. Eles projetam, constroem e operam seus próprios satélites”,
afirma Leonardo Souza, Co-CEO da Ideia Space
Fundada em 2022, a Ideia Space planeja lançar mais cinco satélites educacionais até o final de 2025, consolidando a rede global. A empresa foi fundada pelos brasileiros Leonardo Souza (Co-CEO), Victor Baptista (Co-CEO), Rafael Lobo (CTO) e Matheus Six (CPO).
Sobre a Ideia Space
A Ideia Space é uma edtech e spacetech brasileira, fundada em 2022 e sediada em Brasília (DF). A empresa desenvolve metodologias práticas (“mão na massa”) que conectam a educação básica a missões espaciais reais, capacitando estudantes e professores a projetar, construir e operar pequenos satélites para o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Com informações e imagens da Ideia Space
