EUA lançam satélite para melhorar e fortalecer o GPS

O NTS-3, construído pela L3Harris, é o primeiro sistema experimental de navegação por satélite do Departamento de Defesa em quase 50 anos

O Satélite de Tecnologia de Navegação Avançada-3 (NTS-3), construído pela L3Harris, foi lançado com sucesso da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral em um foguete Vulcan da United Launch Alliance (ULA).

O NTS-3 é o primeiro sistema experimental de navegação por satélite do Departamento de Defesa em quase 50 anos. É também o primeiro satélite de Posicionamento, Navegação e Temporização (PNT) totalmente reprogramável que fornecerá aos combatentes capacidade de resposta e flexibilidade para garantir o sucesso da missão.

“A necessidade de um PNT preciso e ininterrupto nunca foi tão essencial para nossos combatentes que operam em ambientes sem GPS”, disse Ed Zoiss, Presidente de Sistemas Espaciais e Aerotransportados da L3Harris. “O lançamento bem-sucedido do sistema NTS-3 é o primeiro passo para atualizar a tecnologia do século 20 e ajudar a enfrentar as ameaças atuais à nossa segurança nacional.”

O L3Harris entregou o NTS-3 três vezes mais rápido e a um custo menor do que programas similares, aproveitando os formatos e interfaces padrão da indústria. O NTS-3 também é menor e mais leve do que os satélites PNT tradicionais e operará em altitudes mais elevadas.

Uma vez em órbita, o satélite realizará experimentos para moldar o futuro das capacidades PNT baseadas no espaço dos EUA. A tecnologia de carga útil do NTS-3 é modular, escalável e pode ser configurada para voar em diferentes barramentos de satélite. Essa tecnologia será fundamental para atingir as metas de acessibilidade e cronogramas de missão futuros.

A propulsão e a aviônica de voo espacial do L3Harris no foguete Vulcan da ULA foram cruciais para levar o NTS-3 a uma órbita precisa. O foguete utilizou dois motores L3Harris RL10, proporcionando um empuxo total combinado de quase 48.000 libras. O foguete também utilizou 12 propulsores MR-107 para auxiliar na direção do estágio superior e dos tanques de hélio, essenciais para a operação do foguete. Os principais aviônicos da empresa para voos espaciais incluem controladores, unidades de aquisição de dados e o Transmissor T-740U, cruciais para o controle do veículo e a transmissão de dados durante o lançamento.

Mais informações: www.l3harris.com

Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: