Eventos se consolidam como o maior encontro das Américas nos setores de inteligência geográfica, drones, espaço e eVTOLs, reunindo em um único local 8 mil profissionais de 33 países, com 200 marcas na feira e 180 palestrantes nos cursos, seminários e fóruns. A edição de 2025 já está confirmada para 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP)
As feiras MundoGEO Connect, DroneShow Robotics, SpaceBR Show e Expo eVTOL superaram as expectativas e reuniram 8.100 profissionais de 33 países ao longo de três dias, um aumento de 42% em relação à participação da edição anterior. Organizados pela MundoGEO, empresa recentemente adquirida pela Italian Exhibition Group (IEG), os eventos ocorreram entre 21 e 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo, e consolidaram como o maior encontro das Américas que reúne no mesmo espaço os setores de inteligência geográfica, drones, espacial e dos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
A área de exposição, que cresceu 50% em metragem na comparação com 2023, reuniu 120 expositores que representaram mais de 200 marcas, com destaque para protagonistas nacionais e internacionais, como DJI, Topcon, Maxar, Head, Airbus, Capella Space, Nikon, Leica, Pentax, Trimble, Esri, Xmobots, Thales, Visiona, Quasar Space, ICEYE, Vertical Connect, Gohobby/EHang, Moya Aero. Além disso, a programação com 25 atividades entre cursos, seminários e fóruns, contou com 180 palestrantes de vários países, permitindo o compartilhamento de conhecimento e de experiências nesses mercados.
A principal novidade neste ano foi a primeira edição do Expo eVTOL, uma feira inédita na América Latina dedicada aos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical. Na feira, as empresas apresentaram essas aeronaves inovadoras em desenvolvimento e outros já com modelos prontos para voar, só esperando a certificação para operar comercialmente.
Na área de conteúdo, os destaques do Fórum foram as presenças dos grandes fabricantes de eVTOLs, como Eve Air Mobility, Vertical Aerospace, EHang e Boeing, além de empresas internacionais encarregadas de prover a infraestrutura para este mercado decolar, como UrbanV, Skyports e OneSky. As autoridades aeronáuticas apresentaram os avanços no processo de certificação dos eVTOLs e dos vertiportos, além dos desafios e estágio atual das soluções de gerenciamento e controle do espaço aéreo.
No mercado espacial, o SpaceBR Show foi uma vitrine para empresas que constroem satélites e lançadores espaciais, popularmente conhecidos como foguetes, além da presença da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Comando da Aeronáutica (COMAER). No Fórum, os destaques foram as discussões sobre o Programa Espacial Brasileiro, os novos investimentos públicos, a participação do Brasil no projeto Artemis de retorno à Lua, direito espacial internacional e o crescimento das opções do venture capital investirem no setor.
A DroneShow Robotics trouxe as principais novidades em drones multirrotores e de asa fixa, para diversas aplicações, e empresas que oferecem geradores para recarga dos drones no campo, misturadores de produtos para pulverização e robôs terrestres e aquáticos usados para monitoramento de ativos. Nos seminários e fóruns, os principais assuntos foram as soluções utilizando drones e tecnologia embarcada para inspeções, mapeamento e pulverização.
“As feiras da MundoGEO, reunindo os setores de inteligência geográfica, drones, espaço e eVTOLs, formam uma combinação única no mundo. Dessa maneira, conseguimos potencializar os pontos de tangenciamento destas tecnologias, como a captura de realidade, processamento de imagens para diferentes tipos de análises utilizando inteligência artificial, soluções vindas do espaço e mobilidade aérea avançada”,
aponta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.
Para todos os segmentos das feiras, foram promovidas mais de 120 rodadas de negócios, conectando grandes compradores, como a Vale e Petrobras, entre outras, com potenciais fornecedores presentes na feira. Além disso, houve a competição de startups que mostraram seus pitches para potenciais investidores e o encontro com todos os coordenadores dos cursos de engenharia aeroespacial que, juntamente com os alunos, discutiram com o governo e a indústria como melhorar seus currículos para atender melhor às demandas de recurso humanos do setor espacial nacional.
Próxima edição
A edição de 2025 dos eventos MundoGEO Connect, DroneShow Robotics, SpaceBR Show e Expo eVTOL estará ainda maior. Por isso, as feiras acontecerão no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, entre 3 e 5 de junho de 2025.